Nossa História

     A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE do município de Jacobina foi fundada em 10 de setembro 1988. A princípio em instalações provisórias, em casa cedida pela Cooperativa Mista Agropecuária de Jacobina, até 1991. Em agosto do mesmo ano, mudou-se para uma casa alugada com melhores estruturas físicas, situada a Av. Lomanto Júnior 312, Centro, onde permaneceu até o ano de 1995.

     Construiu-se a sede própria, com muitas dificuldades, em um terreno, com área total de 646 m2, doado por um jacobinense o Srº. Manoel Lages. O primeiro bloco (escolar) foi construído graças a recursos doados pela Prefeitura Municipal de Jacobina, pela SETRAS, a comunidade local, Jacobina Mineração e Comércio. Eventos realizados contribuíram para conclusão da construção do segundo bloco onde funciona a parte administrativa.

       A APAE de Jacobina oferece à pessoa portadora de necessidades especiais, ótimas condições para o desenvolvimento do seu potencial, proporcionando sua integração no meio social através de programas educacionais, abrangendo todos os aspectos que favorecem o seu desenvolvimento global, visando sua integração participação no meio em que vive e a inserção no Mercado de Trabalho.

        As terapias, bem como as atividades físico-recreativas funcionam em salas com adequados equipamentos e estrutura física.

        Atendemos a uma clientela de 98 alunos com deficiência intelectual e múltipla, oriundas de Jacobina e cidades vizinhas conveniadas.

        Além de atividades pedagógicas, e Educação Profissional em convênio com a SETRE, a APAE oferece para seus alunos e comunidade os seguintes serviços: Teste do pezinho, Serviços de   Fonoaudiologia e Audiometria.

        Atualmente a APAE é dirigida pela professora Doralice Francisca dos Santos.